Pode Crê
Um podcast sobre temas variados e inspiradores, criado para motivar, transmitir esperança e despertar reflexões em quem ouve.
Quero receber convidados especiais para diálogos envolventes, repletos de histórias, curiosidades e ideias que ampliam horizontes.
Desejo que as pessoas reflitam sobre temas variados e se eu fizer 1 pessoa repensar e mudar de rota pra melhor já teria valido a pena esse podcast.
Como Pastor, compartilho experiências sobre a bondade de Deus; como músico, exploro de forma criativa e artística os diferentes aspectos do dia a dia.
Pode Crê
Uma Conversa Com Arvil que Viajou a Todos Países do Mundo e Gastou R$ 3Mi por 15 Min no Espaço
A jornada extraordinária de Arvind Singh Bahal nos transporta através de fronteiras que poucos conseguiram cruzar. Imagine conhecer alguém que não apenas visitou todos os 196 países do mundo, mas que recentemente transcendeu nosso próprio planeta para contemplar a Terra do espaço sideral – uma façanha realizada por apenas 716 pessoas na história da humanidade.
Nesta conversa fascinante, Arvind revela o que realmente o motivou a embarcar nessa odisseia global. "Eu não compro souvenirs, eu compro memórias", compartilha ele, capturando a essência de sua filosofia de viagem. Suas observações sobre o continente africano desafiam percepções comuns, destacando como as crianças tribais, mesmo com pouquíssimos recursos materiais, demonstram uma felicidade raramente vista no mundo ocidental.
O Brasil ocupa um lugar especial nas memórias de Arvind. Ele destaca a harmonia racial que observou nas praias brasileiras, a hospitalidade calorosa do povo, a beleza de locais como Copacabana e Olinda, além da rica cultura que o faz querer retornar. Sua apreciação sincera por nosso país ressoa com um olhar verdadeiramente global.
Quando a conversa se volta para sua experiência espacial, Arvind nos presenteia com uma perspectiva transformadora. A visão da Terra como um "planeta azul" flutuando no cosmos sem fronteiras visíveis provocou nele uma profunda reflexão sobre a fragilidade de nosso mundo. "Não há visas necessárias... É um planeta muito frágil e nós temos que cuidar dele", observa com reverência.
Mesmo após todas essas conquistas extraordinárias, Arvind mantém sua curiosidade inabalável, planejando explorar a Fossa das Marianas e retornar a países já visitados para descobrir novas perspectivas. Sua mensagem final é poderosa: apesar das diferenças culturais e linguísticas entre os 8 bilhões de habitantes da Terra, "todos temos os mesmos gostos e desgostos fundamentais... todos somos da raça humana".
Junte-se a nós nesta viagem inspiradora que transcende geografias físicas para explorar o que realmente significa ser um cidadão global em busca de conexão e compreensão mútua. Que lições podemos aprender com alguém que viu nosso mundo tanto em sua totalidade horizontal quanto vertical?
Follow us at Instagram @podclecio
que empurrou os limites da exploração e da pesquisa. Ele tem muito a compartilhar com nós. Eu não posso esperar para descobrir essa conversa. Fique atento. Este é O TCHICARÉ. Hoje o convidado fez algo que eu só imaginei nos meus melhores sonhos Ele visitou todos os países do mundo 196, 97, 95?
Speaker 2:193 membros da União Europeia e 3 que não são membros da União Europeia mas reconhecidos como países.
Speaker 1:Uau. E só no mês passado, galera, não satisfeito com esse ativo incrível, ele foi além. Quero dizer, ele foi além deste planeta, Deixou este planeta e viajou para o espaço para ver o mundo de cima. Quero dizer, ele viu a Terra do Mundo de cima E eu já o perguntei é redondo e azul? Goste de quantas pessoas na história foram para o espaço? 765?.
Speaker 2:Eu sou o número 716,.
Speaker 1:eu sou a última pessoa 16, a última pessoa Outra de um bilhão de pessoas no mundo inteiro, apenas 716. And I have the privilege to talk to him right now. His name is Arvind Bahal. Did I pronounce correct?
Speaker 2:Yes, full name is Arvind Singh Bahal.
Speaker 1:Bahal. I met him because we shared the same passion for music, as he enrolled himself at the Classical School of Music for Piano Lessons. I can't wait to dive into this conversation. Música É uma honra ter você aqui e falar sobre todas as suas experiências. Bem, deixe-me começar assim. Você está em todo o país do mundo inteiro. Isso é algo que a maioria das pessoas pode até mesmo sonhar sobre. Deixe-me começar perguntando Quando você começou, foi simplesmente sobre verificar todo o país de uma lista, ou havia uma motivação mais profunda no seu coração que o dirigiu a fazer isso? country off the list? Or was there a motivation deeper in your heart that was driving you to do that?
Speaker 2:Well, as a child we used to go in the summertime, we used to go to resorts called summer resorts, you know, hill stations. And then when I moved to America I started doing business in India and in China. Então todo mês eu viajava para a China e voltava Por China, eu quero dizer Taiwan.
Speaker 2:Eu costumava ir lá todo mês e voltar, e então eu conheci algumas pessoas que disseram oh, você foi para a China, você foi para Hong Kong, você foi para Coreia. Então eu comecei a fazer isso E então, olhando para culturas, diferentes pessoas e tradições eu quero dizer, a maioria das pessoas não pode dizer a diferença entre um japonês e um coreano para olhar para isso, mas a língua é completamente diferente e a cultura é completamente diferente Então isso fez um urso na minha mente para aprender diferentes culturas e tradições em diferentes países. Então eu comecei a viajar e eu nunca viajo para tantos países. Eu basicamente viajo para aprender a cultura e tradição das pessoas. Eu não compro souvenirs, eu compro memórias.
Speaker 1:Oh, isso é incrível. Grande declaração, grande declaração. Uma pergunta para você De onde você visitou Qual país mais te surpreendeu? Não porque o que você descobriu lá, mas porque completamente mudou a sua expectativa antes de você chegar lá.
Speaker 2:Bem, o continente da África. As pessoas têm uma ideia muito estranha sobre a África. Elas acham que é muito pobre e tudo. Eu vou dar um exemplo Há uma pessoa que pagou todo o dinheiro e fez uma igreja, uma replica completa da Basílica de São Pedro no Vaticano, e apenas uma pessoa pagou esse dinheiro. Então as pessoas têm muito dinheiro lá, mas há também um pouco de corrupção, há pobreza e há muito pouco milagre, e apenas uma pessoa pagou esse dinheiro. Então as pessoas têm muito dinheiro lá, mas há também um pouco de corrupção, há pobreza e há muito pouco middle class. Eles são muito ricos ou muito pobres, mas eu vou à África para ver a cultura e tradições das tribos que vivem lá. Eu já estive em tribos, tribos de Morsi, eu já estive em tribos de Jinka, eu estive em tribbo de Pigni e a forma como eles vivem e a forma como eles sobrevivem é incrível.
Speaker 2:Eu vi pessoas, de novos-nascidos para adolescentes, correndo sem cuidado, sem cuidado com a palavra. Eu nunca vi um filho chorando. Você volta para a palavra ocidental e os filhos estão sempre chorando. Você volta ao mundo ocidental e os garotos sempre choram Mãe, mãe. Eles querem a mãe, eles querem um cuidador, eles querem algo para comer, eles querem mel. Eu nunca vi um garoto chorando na África, o que me surpreendeu, e você sabe. Eles cuidam um do outro E quando eu falo com meus amigos no mundo ocidental, eles dizem que não sabem o que estão perdendo. Eu acho que nós não sabemos o que estamos perdendo porque eles estão felizes com nada E nós estamos procurando mais dinheiro, mais experiência e mais coisas boas. É uma palavra diferente de tudo.
Speaker 1:Boa palavra, boa palavra. Então, Arvind, se eu tivesse que forçar você a escolher um país que você achava mais como seu casa, qual seria?
Speaker 2:Bem, para nomear um país, é muito difícil porque qualquer país que você vá, você conhece pessoas, você faz amigos, você tem um bom tempo. Isso se torna seu país favorito e você esquece do país que visitou antes. Então é muito difícil escolher um país, mas eu gosto como país. Eu gosto de voltar para a China, eu gosto de voltar para a Índia, eu gosto de voltar para o Brasil Porque a cultura vai muito além da cultura ocidental. Eu quero dizer Índia e China vão 5.000 anos atrás. Há muita história lá e é isso que me atraiu. Então, países, eu não posso dizer o meu país favorito, mas eu tenho uma cidade favorita. Eu gosto de Istambul porque tem história, é um bom lugar para andar. Eu acho que eu conheço Istambul melhor do que eu conheço Boston. Por isso E eu vivi em Boston por 45 anos É muito diferente.
Speaker 2:Quando você, eu quero dizer você, vai ao Brasil. Eu já fui ao Brasil. O Brasil é conhecido por Carnaval. Eu fui dois anos em uma estrada para ver o Carnaval. É fascinante. Mas há lugares no Brasil que são bastante perigosos também. Eu quero dizer em Recife alguém pegou a camiseta da minha esposa, sério, mas isso pode acontecer em qualquer lugar. Eu quero dizer isso pode acontecer aqui na América. Isso pode acontecer na Índia. Eu não estou criticando o país, mas o crime está em todos os lugares. Mas o Brasil tem alguns lugares lindos. Copacabana Beach é linda.
Speaker 1:Olinda é muito, muito legal. Eu adoro Olinda olhando para o oceano com a igreja no fundo. É realmente linda a maneira como eles te conhecem lá, a maneira como eles te acolhem lá. Eu tenho que perguntar sobre o Brasil, porque nós somos do Brasil. Na verdade, eu sou do Brasil e você visitou 195 países. Diga-me algo no Brasil que é único entre todos os países que você visitou, por favor. It is unique among all countries that you have visited, please.
Speaker 2:First thing I noticed in Brazil, like living in America, people say you know black people and white people and there's a lot of racial things here In Brazil. I noticed there was no discrimination. There were blacks and whites. they were all together on the beach having fun. That was first thing. And second thing, I liked the food. os negros e os brancos, eles estavam todos juntos na praia se divertindo. Essa foi a primeira coisa. E a segunda coisa, eu gostei da comida. A comida foi muito boa E as pessoas são muito boas. Como você sabe, eu tenho muito bons amigos no Brasil. Você só falou com um deles. Pessoas muito hospitais, pessoas muito abertas E, claro, como homem, as mulheres brasileiras são uma das men mind people and, of course, as being a man, the Brazilian girls are one of the most beautiful girls in the world.
Speaker 1:I agree with you. My wife is from Brazil wonderful. So let's talk about space. That's unbelievable. You have done the impossible for us. You been in every country in the whole world and then you went to space when this idea came from você, sendo em todo o país do mundo inteiro, e então você foi para o espaço, de onde essa ideia veio.
Speaker 2:Bem, como criança, nós vivíamos na Índia em uma cidade chamada Jalandhar E, como crianças, nós não podíamos dormir. Então a mãe dizia count the stars in the sky. And you count the sky and you fall asleep and always wonder what's up there. And it's always been my dream to go, go up in the sky and look down and see what's what's there in the atmosphere. 15 a 16 anos atrás, eu comprei minha reserva em Virgin Galactic para ir para o espaço, mas infelizmente eles tiveram um incidente em 2014,. Então eles ficaram atrasados E Blue Origin, a empresa de Jeff Bezos, estava levando pessoas para lá. Então eu os contatei e eu fui feliz o suficiente para entrar lá.
Speaker 2:Out of those 6 who signed first Will be first, second and third. I was the last person to sign, so I became 716th, but the person My capsule Was 712. If I had signed earlier I could be 712, but I'm 716th Person to go 100 kilometers above earth To look at the planet earth From up above, which is like a blue planet 16% para ir 100 quilômetros acima da Terra para olhar a planeta Terra de cima a cima, que é como um planeta azul. Você vê a Terra como você vê a lua da Terra. Você vê a Terra. Assim, a lua você vê um brilho vermelho. A Terra, você vê é azul, azul, azul. Você sabe, é bonita, bonita E é muito emocionante olhar para a Terra. Não há fronteiras, não há fronteiras, não há visas necessárias. Você pode ir de qualquer jeito. Você pode ver o mundo inteiro de uma vez Incrível.
Speaker 1:Eu me sinto como um 5º grau perguntando questões aqui, mas eu tenho que perguntar.
Speaker 2:Você viu o Sol da sua cápsula? Não, realmente eu não conseguia ver o Sol. Nós tínhamos uma cápsula que estava rotando E nós conseguimos ver o sol Na cápsula, mas não conseguimos ver o sol. Mas o espaço vacúmico É tudo preto. Não se vê nada. É tudo preto, não há atmosfera lá. Se nós estivéssemos fora da cápsula, nós não poderíamos nem ouvir um outro, porque não há atmosfera Para tirar a voz de um lugar para outro. E quando nós fomos lá, o momento em que nós abrimos o nosso fornecimento, nós começamos a voar, foi como se nós apenas levantássemos o chão E foi um sentimento muito estranho. Você se desorienta nos primeiros dois, três segundos. Depois você percebe que o que você está fazendo é o que é suposto acontecer E aí você voa por um pouco, olha para a janela, olha para o planeta azul E aí você volta no chão e começa a descer.
Speaker 1:Então, qual é a sensação de não ter gravidade? Qual é a sensação que você teve?
Speaker 2:Bem, é um sentimento único, é difícil de explicar. Você está fora do chão, você está voando, você está apenas flutuando no ar. Eu quero dizer você apenas tocou em algo e é como se alguém estivesse te empurrando com uma força tremenda. Eu quero dizer não há atmosfera. Então você, só por si mesmo, você pode. Você pode somersaultar. Havia um cara que somersaultou. Eu peguei uma foto de cima e de baixo, olhando para fora da janela. É um sentimento muito único, é difícil de explicar.
Speaker 1:Eu não consigo imaginar. eu não consigo imaginar, na verdade. Então eu ouvi alguns astronautas dizendo que eles têm um sentimento chamado de efeito de overview, quando eles olham para cima e veem a Terra como uma esfera frágil e borderless que flui no espaço E eles mudam a perspectiva da vida e de si mesmos. Você tem esse sentimento também.
Speaker 2:Claro, é um sentimento único. Como eu disse, é difícil de explicar. Você está olhando para este planeta flutuando em torno do cosmos, você olha para a lua e imagina o que está lá E quando você olha para a Terra, você sabe o que está lá porque você só veio daqui E é uma planeta muito frágil e nós temos que cuidar dele. Nós devemos tentar preservar sua forma natural e não fazer coisas que disturbam ou poluam o planeta.
Speaker 1:Muito obrigado por essa perspectiva. Uma pergunta para você Quanto tempo foi o viajante da superfície da Terra para a sensação de zero gravidade?
Speaker 2:Bem, a viagem toda durou menos de 15 minutos. Então, quando você desce, eles dizem 4, 3, 2, 1, 0,. Quando você desce, você desce e de repente você vai 3 vezes a velocidade do som mas você não sente porque você está na cápsula.
Speaker 2:Leva cerca de 6 minutos para chegar a 100 km, a linha comum, que é a parte do espaço, e então você está flutuando por 3 e meio minutos e então a alerta vem e você volta no seu seio e nós voltamos no seio e você está indo para baixo. Você tem 5G, você tem o pulo gravitacional, é como um elefante sentado no seu peito, mas não dura tanto porque você está descendo. Então 5,1G se torna 4.9, 4.8, continua indo, mas inicialmente, quando chega é como um elefante sentado no chão, você, mas não dura muito tempo, passa muito rapidamente.
Speaker 1:Eu imagino os sentimentos. Você estive em todos os continentes, em todos os países. Depois você foi para o espaço. Então eu tenho que perguntar para você o que é o próximo, o que vai te fazer sentir-se de novo curioso e emocionado.
Speaker 2:Bem, eu fiz algumas coisas bastante emocionantes. Eu acordei em Monte Everest, acordei em pirâmides em Giza, na Índia. Eu estive em submarinos até a profundidade de 150 metros no Mar Redes e na Amazônia, mas o próximo para mim, se eu pudesse fazer, eu gostaria de ir para a Trencha Mariana, que é a parte mais profunda do oceano, mas infelizmente eles tiveram um acidente há alguns anos, então eles não estão fazendo isso mais. Mas vai ser algo, vai acontecer e você sabe, eu posso dizer que eu já estive em todo o país. Eu já vi tudo. Eu não vi 1% do mundo. Um tempo não é suficiente para ver tudo que há para ver. Então eu vou no mesmo país de novo e vou a diferentes lugares. Eu falo com amigos e eles dizem oh, eu estava no Brasil, eu fui aqui, você viu? Não, eu não. Então a próxima vez eu vou e eu vou a um lugar diferente para ver coisas diferentes.
Speaker 1:Interessante, interessante. Então deixe-me te quizar agora. Eu vou mencionar um país randommente aqui agora E deixe-me ver o que você tem um único momento ou uma única coisa que você poderia mencionar sobre o país. Vamos começar com a Rússia muita arquitetura bonita.
Speaker 2:Olha para o São Basil, que é muito famoso. Você vai para São Petersburgo. Tem o Hermitage Museum, a Palácia de Catherine, a Palácia de Catherine, que é imensamente bonita. A arquitetura é bonita. É um país bonito E as pessoas são pessoas. Em todo o mundo As pessoas dizem que você foi para este país. O que você acha das pessoas? todos nós humanos temos os mesmos gostos e desgostos. Como expressamos eles é a cultura e a tradição que crescemos. Eu quero dizer a mesma coisa em todos os países. Na Rússia, eles são pessoas, eles gostam de comida, eles gostam de mulheres bonitas, eles gostam de arquitetura boa e tudo está lá, e eu tenho alguns amigos muito bons na Rússia também.
Speaker 2:Austrália eles tinham. Em Melbourne, em Flanders, eles têm um prédio chamado The Edge. Você vai nesse prédio eu não sei quantos piscos tem, mas você vai lá e tem uma sala. Você vai na sala e essa sala toda sai do prédio E tem um piscinho de gás E você olha para baixo, tem tráfego indo embaixo de você e é muito assustador E então porque as portas fecham? Música que você gosta e vê e conhece as pessoas. Moçambique, moçambique é bom. Há uma antiga estação de rio que foi construída pelos portugueses, o que é bonito. Eu estava em um resort perto da capital, é chamado Machagulu, um dos melhores, mais bonitos resorts que eu já estive na minha vida.
Speaker 1:Uau.
Speaker 2:Israel, um país bonito. É uma política que não se alcança. Mas eu passei por Via de la Rosa e vi um restaurante judeu próximo a um restaurante árabe. Eles se sentam juntos, fumam hookah juntos, não há problema, é a política que é ruim. Mas tem o terceiro lugar mais sagrado do Islam, o Dome do Rook, E tem uma parede sagrada lá, uma parede velha, eu quero dizer tem história.
Speaker 2:Nigéria, Um país único. Eu não me apaixonei com a Nigéria. Eu estava em Lagos e vi um cara que pegou alguém's purse e eu estava no carro. Meu piloto me atirou Você não pega fotos dessa coisa, porque eles têm espotas, você pode ser morto. Nós só reversamos nosso carro e fomos na área da Victoria. Qual foi?
Speaker 1:o lugar mais perigoso que você visitou Foi a Nigéria.
Speaker 2:Eu não sei perigoso. Pode ser qualquer lugar. Sabe, eu não me senti ameaçado, mas meu piloto me disse que poderia ser perigoso, could be any place, you know, i mean that's one thing that I felt. I didn't feel threatened, but my driver told me it could be dangerous. But you know, there's danger every country. I mean you can get shot here in America, for that matter.
Speaker 1:Let's end with Brazil, right. So you visited Rio de Janeiro, recife, right.
Speaker 2:Olinda, são Paulo, amazon. Claro, eu estive em Amazon.
Speaker 1:E você disse que vai voltar para o Brasil no próximo ano, certo?
Speaker 2:Em junho sim. Mas eu vou para o lugar onde eu te mostrei o nome no outro dia E claro eu vou ver meus amigos.
Speaker 1:Em Rio de Janeiro, certo.
Speaker 2:É ao sul de Rio de Janeiro, Ah ok, maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso.
Speaker 1:Você sempre tem esse desejo de ser uma pessoa aventurosa.
Speaker 2:As pessoas dizem o que está na sua lista de bolas. Eu não tenho uma lista de bolas.
Speaker 1:Eu gosto de experimentar diferentes lugares, diferentes desafios, Interessante, interessante. Arvind, muito obrigado por nos dar uma maneira de ver o mundo. sabe, através dos seus olhos, através da sua lente, Arvind, você tem uma mensagem para as pessoas que querem começar um projeto. talvez você não seja capaz de ir ao espaço.
Speaker 2:Se você tem uma urgem de fazer algo, você tem uma paixão. Você sempre encontra uma maneira de fazer. Eu posso dizer com muito facilidade que eu aprendi mais viajando do que eu aprendi há quatro anos na escola, porque isso te ensina como lidar com as pessoas, te ensina a ter paixão, te ensina como lidar com as pessoas difíceis. É uma ótima experiência de aprendizagem. A palavra tem 8 bilhões de pessoas. Nós temos cerca de 17 mil línguas e dialetos diferentes, mas, como eu disse, nós todos temos os mesmos gostos e desgostos. Nós todos somos da raça humana. Eu acho que nós todos devemos nos unir e procurar por paz em palavras e lutar por. Quando estamos vivos, nós sabemos que todos vamos morrer. Quando estamos vivos, nós sempre desafiamos as pessoas. Nós odiamos as pessoas. Nósiamos as pessoas, amamos as pessoas. Queremos isso, não queremos isso, é tudo. Devomos nos unir com um outro e procurar a paz no mundo.
Speaker 1:Maravilhoso. Então, pessoal, novamente, Ari, muito obrigado por encontrar o tempo de vir aqui neste podcast para sentar na minha mesa de jantar e falar um pouco sobre todas as suas aventuras. Find the time to come here on this podcast, to sit at my dinner table and to talk to us a little bit about all your adventures. I wish you the best for you in your life and for your wife, for your family. Thank you so so much thank you for having me.
Speaker 2:It's been nice. It's been a pleasure talking to you.
Speaker 1:I appreciate. Please tell your friends about this podcast. Share it on social media, you know. Send a link to the group de falar com você. Eu agradeço. Por favor, diga aos seus amigos sobre este podcast. Compartilhe nas mídias sociais. Envia um link para o grupo de contato que você tem. Ajuda-nos a espalhar o podcast, PodCria. Obrigado a todos por ouvir este podcast. Que Deus, que criou este planeta azul, te abençoe tremendamente. Este é PodCrie.
Podcasts we love
Check out these other fine podcasts recommended by us, not an algorithm.